O termo “Eco-friendly” esta aparecendo em todos os lugares nos dias de hoje, junto com outros sinônimos “Environmentally Friendly”, “Nature Friendly” e “Green”, mas há algum mal-entendido sobre o que realmente significa esses termos. A definição mais simples de eco-friendly é que descreve algo que é ecologicamente benéfico ou, no mínimo, não prejudicial. Então a questão permanece, o que é um produto, processo, pessoa ou estilo de vida ecologicamente correto?

Muitas pessoas hoje estão bem conscientes dos danos infligidos em nosso planeta pela humanidade e estão fazendo um esforço consciente para minimizar sua parte nisso adotando um estilo de vida que reduz seu impacto individual. Provavelmente, a principal prioridade da maioria dos indivíduos amigos do meio ambiente é minimizar sua contribuição para o aumento dos gases de efeito estufa e, para isso, todas as opções de compra terão em consideração as credenciais ecológicas do produto. Os anunciantes foram rápidos em reconhecer essa oportunidade de mercado potencialmente enorme com várias formas de “rótulos ecológicos” que aparecem às vezes nos produtos mais improváveis. Muitos desses rótulos oferecem informações genuínas, como as classificações de eficiência energética aplicadas a aparelhos elétricos ou informações sobre reciclagem, enquanto outros podem não ter apoio oficial e apenas mostrar algum tipo de logotipo, geralmente incorporando um globo e possivelmente uma folha quase sempre verde. A prática de “esverdear” os produtos desta forma sem fornecer uma prova oficial genuína é por vezes referida como “greenwashing”, e todo cuidado e pouco na hora de verificar e se certificar que voce esta realmente se esforçando para proteger o meio ambiente.

O consumo consciente de produtos industrializados, e apenas uma das maneiras de levar um estilo de vida ecológico, então é claro que ser ecologicamente correto é muito mais do que tomar algumas decisões de compra informadas. É um modo de vida completo. Atitudes responsáveis como a reciclagem, o consumo consciente, a conservação de energia, a prevenção da poluição e o aproveitamento dos alimentos sao um grande passo para que voce faca a sua parte.